Black Friday 2015: como preparar seu e-commerce

black-friday-2015Dia 27 de Novembro acontece a Black Friday 2015. Assim como nos últimos anos, a expectativa dos lojistas é grande, já que ano passado o faturamento foi de R$1,16 bilhão, um crescimento de 50% em relação a 2013. As categorias de produtos mais vendidas foram Eletrônicos (41,7%), Esporte e Lazer (14,4%), Informática (10,9%), Viagens (10%) e Moda (8,7%).

Um dos fatores que tornam as vendas da Black Friday deste ainda maiores é a acessibilidade cada vez maior de aparelhos mobile, fazendo com que as compras sejam virtualmente de qualquer lugar. Os comerciantes virtuais precisam se preparar para este dia não apenas com o intuito de aumentar as vendas no período, mas ser uma alternativa viável para o público a qualquer época do  ano.

Mas afinal, como preparar seu e-commerce para a Black Friday 2015? Confira algumas dicas.

A Black Friday é para as lojas virtuais uma espécie de Natal para as lojas físicas. Muitas lojas, dependendo do segmento e do porte da empresa, chegam a vender neste dia o equivalente ao faturamento mensal.

Claro que, para “aguentar” um volume de vendas grande e mais usuários em sua loja, é necessário que ela esteja bem estruturada. Assim, a loja evita lentidão e, em alguns casos, ficar off.

Esta estrutura pode ser desde um preço justo de um produto muito visado pelo seu cliente até mesmo o suporte dos servidores com a quantidade de visitas em sua loja.

Plataforma: sua loja virtual precisa ter suporte de servidores (caso ainda não tenha, entre em contato conosco) que comporte o enorme volume de visitas. Mesmo que sejam poucas horas de promoção, nem todos os usuários terão a paciência de esperar longos segundos para conferir as ofertas – se outra loja oferecer uma estrutura mais dinâmica, ele irá para lá.

Estoque: garanta que seus produtos mais importantes tenham um bom estoque para o Black Friday, não apenas para evitar perdas significativas de vendas, mas também não afetar a imagem do seu e-commerce, que poderia estar despreparado para um evento deste porte.

Preço: deixe bem claro os valores de vendas dos produtos com descontos, os que estão sem descontos, e quais promoções em conjunto (os chamados “Bundles”) estão disponíveis. Se houver estrutura para isso, deixe seus canais de comunicação em pleno funcionamento até o fim da Black Friday. Se estiver aberto a negociações de produtos ou vários deles com alguns clientes, as chances de fidelizá-lo para futuras recompras é garantida.

Entrega: um dos fatores mais importantes para seu cliente fechar o negócio. Seu sistema de entregas deve possuir uma estrutura tão bem arquitetada quanto a do próprio site. Por ser parte do processo de pós-venda, os clientes terão referências mais frias dos locais onde realizaram suas compras. Logo, seja a previsão de entrega dentro dos padrões em épocas mais “tranquilas”, até a qualidade da entrega, devem ser garantidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *