Cinco dicas para ter um e-commerce com mais qualidade e evitar erros básicos

magentoO sucesso da loja virtual depende de uma série de fatores. É o conjunto das ações que trará visibilidade e compras para o e-commerce. Entre elas está o cadastro dos produtos que serão vendidos no espaço virtual. De acordo com o CEO e sócio da Trezo Soluções Web, Armando Leite Júnior, muitas vezes, o empresário escolhe uma excelente empresa para desenvolver o e-commerce, investe em uma ótima plataforma, como a Magento, e quando chega à hora de cadastrar os produtos acaba dando menos importância a essa etapa.

Contudo, Armando lembra que o cadastramento dos produtos no e-commerce é tão importante quanto os demais procedimentos e influencia diretamente na decisão de compra. Além de ser a vitrine do negócio, esse é um fator que contribui significativamente com o SEO, ou seja, ajuda a loja a ser mais facilmente encontrada em meio a tantos outros e-commerces.

Cadastrar os produtos, segundo Armando, exige atenção, mas não é tarefa difícil. Por isso, ele dá cinco dicas para ter um e-commerce com mais qualidade e evitar erros básicos. Veja:

Descrição

É a descrição do produto que substitui a experiência do usuário de ver e tocar no produto que pretende comprar, por isso é preciso dar atenção a ela. Que sensação você quer despertar no usuário? Produza conteúdos originais e atrativos e leve em conta palavras com mais relevância para os buscadores. Aqui também é importante dar atenção aos detalhes, curiosidades sobre o produto anunciado, além das especificações técnicas.

Erros gramaticais

Não adianta o conteúdo sobre o produto ser atrativo e original se ele contiver erros de português.  Infelizmente é corriqueiro ver erros como mais no lugar de mas, problemas na conjugação dos verbos haver e fazer, entre outros. Na dúvida, consulte um dicionário, uma gramática ou ainda substitua as palavras que você tem dificuldade por outras mais conhecidas.  Se necessário, peça para algum colega revisar os textos.

Padronização

Estabeleça uma padronização para cadastrar os produtos. Isso facilita a vida do usuário que está realizando uma busca e melhora o posicionamento da marca entre as páginas de busca. Aqui é importante definir categorias e subcategorias. Para isso, crie uma estratégia comum aos produtos, a fim de facilitar a localização deles. Atenção ao agrupá-los.

Nomes

Por qual nome você buscaria um produto dentro de um e-commerce? Pense nisso na hora de fazer a nomenclatura dos produtos. Nada de criar nomes mirabolantes. Precisa ser objetivo e até mesmo óbvio.

Imagens

Lembra-se do ditado “a primeira impressão é a que fica”?  E do outro que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”? Pois é, a imagem é uma das primeiras características vista pelo consumidor, portanto, capriche na foto. Pense no tamanho dela, resolução e proporções. Valorize seu produto, mostrando todos os lados.

Esses são os principais cuidados ao cadastrar os produtos na loja virtual. Na dúvida, a dica é se informar e, se achar necessário, procurar a ajuda de profissionais que sejam especializados em e-commerce e já tenham experiência no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *