Cresce a cada ano o número de lojas virtuais no Brasil

Atualmente, o Brasil possui mais de 450 mil lojas virtuais. Essas informações fazem parte do resultado da pesquisa “Perfil do E-commerce no Brasil”, encomendada pelo PayPal à empresa especializada Big Data.

Um ponto bem importante a se destacar é o faturamento previsto para o ano de 2015. Apesar da atual fase conturbada economia em que o país anda passando, estima-se que será de R$ 81,3 bilhões em 2015. Para 2016, o crescimento será de 14%, totalizando R$ 92,9 bilhões.

Apesar das 450 mil lojas virtuais existentes, o número de empresas que possuem um modelo de negócio na qual oferece até 10 produtos ao consumidor é alto, cerca de 81%. Ainda segundo a pesquisa, apenas 15% possuem também a loja física. O restante, 85%, apenas a versão virtual do negócio.

Cresce a cada ano o número de lojas virtuais no BrasilCom relação ao pagamento, é importante salientar que 40% dos sites já usam algum tipo de intermediador de pagamentos (gateway) ou de uma carteira virtual. Os outros 60% geram boleto, aceitam depósito bancário e pagamentos com cartões de crédito direto na loja virtual.

Em boa parte, o “varejo.com” brasileiro é representado por pequenos sites. 88% deles recebem até 10 mil visitas mensais; 11% recebem entre 10 mil e 500 mil visitas mensais. Menos de 1% supera a marca de meio milhão de visitas por mês.

Um dado curioso, segundo o levantamento da pesquisa, é a concentração geográfica do comércio eletrônico do Brasil. Metade das lojas é formada por empresas baseadas em São Paulo. Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro com cerca de 7% cada estado. Além disso, a maioria, cerca de 45% das lojas, ainda prefere hospedar seus sites em servidores localizados nos EUA, como Amazon Web Services.

Todos esses dados nos mostram que o cenário do comércio eletrônico está crescendo a cada ano, apesar das dificuldades com relação à economia mundial. Vale salientar que, mesmo em épocas não sazonais, as lojas virtuais ainda são consideradas uma ótima alternativa para a compra de presentes.

Fonte: IDG Now, O Negócio do Varejo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *