Otimize sua experiência de comércio eletrônico para Boomers

Otimize-sua-experiência-de-comércio-eletrônico-para-Boomers

Nascidos entre meados dos anos 1940 e o início dos anos 1960, os Baby Boomers demoraram a adotar as compras online.

No entanto, hoje, e especialmente desde a pandemia de COVID-19, essa tendência mudou consideravelmente. E um número esmagador de Baby Boomers agora está comprando online. Junte isso ao fato de que os Baby Boomers detêm 70% da renda disponível nos Estados Unidos e gastam U$ 3,2 trilhões anualmente.

Uma adoção impulsionada pela imprevisibilidade

Em 2020, as marcas em todos os setores enfrentaram uma quantidade extraordinária de imprevisibilidade. Os métodos para tomar decisões de compra que haviam sido testados e verificados durante anos foram interrompidos repentinamente com os consumidores “presos” em casa.

Com os consumidores forçados a novos padrões de compra, a pandemia criou uma mudança sísmica na paisagem do comércio eletrônico. Dentro dessa mudança, uma nova oportunidade surgiu: as marcas agora podiam alcançar consumidores que antes não faziam parte de sua base de clientes.

Na verdade, durante a adoção hiper-digital de 2020, muitas empresas voltadas para o consumidor específico viram um aumento na aquisição de novos clientes, e grande parte desse crescimento se concentrou no aumento das vendas digitais.

De acordo com o Relatório de Tendências Digitais de 2021 da Adobe, quase metade das empresas voltadas para o consumidor relatou um aumento repentino de clientes que antes desconheciam. Além disso, quase dois terços dessas marcas também tiveram um crescimento substancial de compras via celular.

E se 2020 nos ensinou alguma coisa, é que os clientes continuarão a ditar seu relacionamento digital com as marcas. Aqueles que não foram influenciados por táticas anteriores de adoção digital, levaram seus dispositivos móveis e computadores para fazer compras porque sua vida agora precisava disso, e as marcas responderam por sua vez.

Simultaneamente os consumidores adaptaram sua jornada de compra para atender às necessidades pandêmicas, com 56% relatando que agora usam diferentes caminhos para pesquisar e comprar produtos. Um subproduto interessante desse “surto digital” é que, embora os Millenials tenham liderado anteriormente o caminho na adoção e uso da tecnologia, ultrapassando suas contrapartes Baby Boomers significativamente, uma mudança lenta ocorreu em 2012. Desde então, os Baby Boomers mostram o crescimento mais significativo no uso do Facebook em comparação com outras gerações, e a pandemia simplesmente acelerou esse crescimento.

Por exemplo, em 2020, aqueles com mais de 65 anos aumentaram suas compras online em 53% ano após ano. Isso tem uma grande implicação para qualquer marca, pois os Baby Boomers representam uma riqueza incrível de poder de compra. De acordo com o Economist, as famílias lideradas pela geração Boomer gastam U$ 64 mil por ano, quase o dobro dos gastos dos nascidos depois de 1997.

Curiosamente, ao mesmo tempo, apenas 3% dos anúncios nos EUA são direcionados a pessoas com mais de 50 anos de idade. Aqui está uma oportunidade incrível para marcas se concentrarem nos Boomers como um alvo de crescimento do comércio digital.

Estabelecendo a base para alcançar os Baby Boomers online

Para alcançar os Baby Boomers no cenário digital, sua marca deve começar a entender como essa geração interage online. Embora haja sobreposição em alguns comportamentos com os mais jovens, os Boomers tendem a exibir atributos exclusivos em seus hábitos de compra online.

Boomers mudam para compras digitais

Hoje, mais de 60% dos Boomers têm experiência em fazer compras online. Além disso, desde o início da pandemia COVID-19, 47% dos consumidores Boomers relataram aumentar ainda mais seus gastos digitais.

A questão não é mais se você pode ou não entrar em contato com os Boomers online; agora é uma questão de como você faz o marketing para essa geração e o que eles procuram quando recorrem à internet para tomar uma decisão de compra.

Orientado por Informações

Um dos segredos para entender como comercializar itens online para os Boomers é entender sua intenção quando procuram produtos.

Para começar, os Boomers valorizam muito o fato de estarem bem informados – preferindo ter bastante conhecimento antes de abrir suas carteiras. Eles não são tão influenciados pelas táticas de marketing aceleradas da geração Millenials e, em vez disso, estão mais preocupados com informações, recursos visuais e avaliações do produto.

Para fazer marketing para os Boomers, algumas perguntas a serem respondidas podem ser:

  • Quão significativo é o seu conteúdo para esse público?
  • Eles podem interagir com seu produto de forma intuitiva, encontrando detalhes importantes sobre seus produtos sem dificuldade?
  • O seu marketing explica o seu produto de maneira cuidadosa, completa e afirma os benefícios?

Esta fase de pré-compra é extremamente importante.

Baby Boomers e mídias sociais

Os Baby Boomers são incrivelmente ativos nas plataformas de mídia social, com quase 80% dessa população usando ativamente o Facebook e quase 70% usando o YouTube.

Os Boomers não são apenas consumidores ativos de conteúdo de mídia social, mas também são fortemente influenciados pelo que veem nessas plataformas. Eles são o principal alvo do marketing de mídia social, onde costumam ir para encontrar mais informações sobre produtos ou serviços em potencial que desejam comprar.

Compras para os outros

Quando os Boomers compram online, muitas vezes não estão apenas comprando para si próprios. Como esse grupo assumiu o papel de avós, aqueles com mais de 65 anos gastam quase o dobro em itens para seus netos.

Marcas experientes se apoiarão nisso, criando marketing diretamente vinculado à conexão emocional entre um avô e seu neto. Aqui, construir a confiança com os Boomers é mais uma vez um item importante para qualquer estratégia de comércio eletrônico.

Boomers preferem telas maiores

Desde 2000, o número de Boomers americanos com deficiência visual e cegueira aumentou em 20% e estima-se que aumente em 64% até 2032.

Portanto, para alcançar os Boomers online, sua marca deve incluir uma consideração cuidadosa sobre a acessibilidade à visão. A maioria dos Boomers acessa seu site em uma tela maior do que seus colegas mais jovens e, frequentemente, precisarão ampliar o texto para lê-lo.

Valorizando a privacidade e a segurança

77% dos Baby Boomers estão preocupados com a segurança de suas informações financeiras pessoais ao fazer compras online ou usar a mídia social. Isso torna fundamental promover a credibilidade e a confiança dessa base de consumidores.

Certifique-se de explicar claramente como você protegerá e usará seus dados. Sempre peça permissão para usar as informações que eles compartilham e enfatize o que sua empresa faz para manter as informações seguras.

Ofereça vantagens e promoções premium

Os Boomers, ao contrário das gerações mais jovens, têm excesso de riqueza para gastar. Criar benefícios e promoções premium é uma ótima maneira de alcançar esse público.

Com 95% dos Boomers usando e-mail, oferecer promoções e descontos por meio de marketing por e-mail direcionado é uma tática eficaz.

Considere adicionar opções de envio premium, vantagens de referência e associações exclusivas. Construir lealdade com os Boomers é uma obrigação. Esse grupo demográfico, uma vez leal, está disposto a retornar à sua marca, mostrando uma lealdade à marca muito mais profunda do que as gerações mais jovens.

Facilite o rastreamento das compras

O rastreamento das compras se tornou uma norma esperada no mundo do comércio eletrônico, e isso vale para os Boomers. Na verdade, 95% dos Boomers indicaram que desejam rastrear seus pedidos online.

Certifique-se de simplificar para os Boomers rastrear remessas com atualizações em tempo real. Considere a implementação de mensagens SMS para fornecer atualizações de pedidos diretamente para os telefones dos Boomers.

Imitação de retornos antigos na loja

Um dos maiores obstáculos que as experiências de comércio eletrônico tiveram que superar é a falta de tato nas compras online. Os Boomers cresceram com a capacidade de experimentar roupas, testar móveis e manusear produtos pessoalmente antes de fazer uma compra.

Hoje, pedir a essa mesma geração que se comprometa com uma compra sem uma experiência pessoal deve incluir uma espécie de garantia.

Você pode fazer isso criando a política de devolução certa e construindo experiências positivas em torno das devoluções.

Para marcas omnicanal, permitir devoluções na loja é outra maneira de fazer upsell de produtos, proporcionando uma experiência de compra híbrida.

Independentemente de como você lida com as devoluções, certifique-se de ter uma abordagem centrada no cliente, garantindo que o processo seja fácil e ajude a contribuir para uma maior fidelidade à marca.

Mantenha as linhas de comunicação abertas

Uma das melhores maneiras de construir fidelidade à marca com os Baby Boomers é garantir linhas de comunicação abertas durante todo o processo de compra.

Isso deve incluir canais de comunicação claros em torno de todos os itens a seguir:

  • Atendimento ao cliente: os Baby Boomers não hesitam em expor suas preocupações. Certifique-se de criar um caminho fácil para os Boomers entrarem em contato com um representante de serviço com perguntas ou preocupações.
  • Promoções: certifique-se de que, ao oferecer uma promoção, comunique claramente o negócio durante todo o processo de compra.
  • Críticas: os Baby Boomers querem saber o que as outras pessoas estão dizendo sobre seus produtos e serviços. Aproveite as avaliações positivas e comunique um caminho claro para deixar avaliações sobre os produtos adquiridos.

Em conclusão, como qualquer outra coisa, fazer sua devida diligência – criar uma estratégia de comércio bem pensada e projetar uma experiência do usuário focada no cliente é uma maneira eficaz de aumentar o alcance de sua marca nesse grupo demográfico. Com o COVID forçando mais Boomers online, novos hábitos foram formados e estão aqui para ficar. Desde a compra de mantimentos até a escolha de novos brinquedos para seus netos, os Boomers estão se tornando uma poderosa força de compra online.

Sobre a Trezo

A Trezo é uma das principais implementadoras da plataforma Magento na América Latina. Com mais de uma década no mercado e foco total em soluções para e-commerce, contamos com mais de 300 clientes e projetos em nosso portfólio. Somos especializados em desenvolver e prestar suporte para e-commerces que utilizam a plataforma Magento, tendo em nossa base grandes clientes como Asus, Bunzl, Havan, 4BIO, Sky, Bistek Supermercados e Mueller Eletrodomésticos.

Nosso objetivo é desenvolver o melhor projeto no menor tempo possível, unindo toda a nossa expertise em Magento à visão de negócios para gerar maior valor a nossos clientes.

Se você quiser saber mais sobre a plataforma Magento e como ela pode alavancar as vendas do seu negócio, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.