Prepare sua loja para a Geração Z

Prepare sua loja para a Geração Z

A próxima onda de consumidores é formada por uma geração que não conheceu o mundo desconectado, já nasceram tendo a internet como bem de consumo de primeira importância e os smartphones como extensão de seus dedos.

Conheça a Geração Z

Também chamada de Gen Z, iGen, Centennials e muitos outras denominações que ainda virão, A Geração Z tem seus membros mais antigos nascidos em 1999, a até 2020 será o maior grupo de consumidores do mundo, atingindo um total de 2,6 bilhões de pessoas e um potencial de consumo projetado em U$ 44 bilhões.

É crucial entender os hábitos e as atitudes de seus futuros clientes – sem compreendê-los, você poderá perder uma potencial receita futura.

Embora vivam em uma era de inovações tecnológicas, a Geração Z permanece pragmática ao escolher marcas ou decidir onde comprar. Estudos recentes feitos pela IBM sobre a Gen Z mostram que, embora os smartphones os mantenha atualizados, eles não são capazes de manter a iGen longe das lojas físicas. Eles ainda valorizam a experiência de tocar e sentir, da compra pessoal, bem como as atividades reais com seus amigos. Mas tenha em mente que os Centennials podem perder alguma afinidade por lojas físicas à medida que ganham responsabilidades, perdem tempo livre e recebem acesso a cartões de crédito.

Aqui estão algumas dicas sobre como criar um envolvimento mais interativo com sua marca para atender às necessidades dos compradores mais complexos e ainda mais críticos de todos os tempos.

Personalize a experiência de compra

Para a Geração Z, a dependência do celular é um modo de vida. A única maneira de realmente chamar a atenção desta faixa etária é oferecer uma experiência de compra que proporcione recomendações individuais e um processo de verificação intuitiva em todos os momentos. Se seu e-commerce não está preparado para essa geração, eles irão direto ao seu concorrente. De acordo com a Forbes, a capacidade de atenção de Gen Zers é estimada em apenas 8 segundos, em comparação com 12 segundos para Millenials.

Então, como você mostrará todas as informações “corretas” para seus clientes da Geração Z? Dados. Use os dados coletados para envolver seus clientes, aprender seus comportamentos de compra, entender o histórico de aquisições anteriores, coletar informações deles e usar dados em tempo real (como local e tempo) para criar ofertas adaptadas às suas necessidades. Chatbots e assistentes virtuais já estão sendo testados para permitir que as marcas se comuniquem com os clientes de maneiras poderosas e diretas a um custo reduzido.

Por enquanto, o serviço ao cliente em tempo real é o suficiente para evitar que esta geração se sinta frustrada e faça sua jornada rápida e prazerosa. Conectando-se a eles em níveis individuais, certamente levará a um maior engajamento e, como resultado, as conversões.

A voz está mudando a maneira como buscamos

Popularizado pela Siri, e seguido de perto pelo Amazon Echo e pelo Google Home, o crescimento dos assistentes de voz é bastante óbvio. Embora alguns especialistas acreditem que o potencial total da busca por voz ainda não tenha sido explorado, 1 em cada 3 consumidor digital na América do Norte, utilize regularmente as buscas e os comandos por voz em seus smartphones (estas taxas se apresentam bastante relevantes também entre os Millenials).

Estamos apenas no início do que provavelmente será um grande avanço na implementação de pesquisa por voz. Aproveite o momento para começar a otimização do SEO do seu site. Concentrar-se em palavras-chave de cauda longa ou até mesmo em frases inteiras, proporcionará um ambiente amigável para a busca por voz de seus futuros consumidores.

Para o mercado de e-Commerce isso significa uma única coisa: o modo pelo qual as novas gerações fazem buscas na internet está mudando drasticamente, agora é o momento de pensar o que isso significa para a sua loja.

Omnichannel

A ideia é alcançar a Geração Z através do canal que a deixe mais confortável.

Os Gen Zers não veem as redes sociais somente como uma forma de manter contato com amigos e familiares, eles tendem a se envolver com uma marca. De acordo com o Nublue, a jornada de compra de um usuário moderno alterna os pontos de contato: on-line e off-line.

A lealdade não é um ponto forte da geração, então é importante mantê-los constantemente no “radar”, e lembrá-los de suas ofertas utilizando o maior número de plataformas possíveis.

O fato de o Gen Zers não viver longe do YouTube, deixa claro que a plataforma de vídeos é uma aposta certa na estratégia de Omnichannel. Utilize vídeos para capturar a atenção dos jovens. Mas lembre-se, a capacidade de atenção deles é muito mais curta que a de outras gerações, ao mesmo tempo que estiverem assistindo ao seu vídeo estarão provavelmente enviando mensagens para algum amigo. Os vídeos com maior taxa de sucesso são atraentes, dinâmicos e tem duração inferior à 2 minutos.

É assim que a gigante do varejo, Asos, utiliza o seu canal do Youtube. Ao oferecer “Saiba como…” curtos e divertidos, a Asos ajuda seu público a entender seus produtos e sua marca.

Se prepare

A geração Z é comprometida, socialmente conectada e confiante. Fundamentalmente, são como os adolescentes das gerações anteriores, mas com novas ferramentas para expressar emoções, descobrir informações e ser influenciados. A coisa mais emocionante sobre esta geração é que poderemos compreendê-los mais do que qualquer outra geração graças aos avanços em tecnologia, pesquisa e coleta de dados on-line. Compreender o seu comportamento significa estar preparado para atender às suas necessidades, hoje e nas próximas décadas.

Uma casa com “Z”

Perto de completar 9 anos de mercado, a Trezo tem na sua essência um time majoritariamente formado por integrantes da Geração Z. Com foco em Suporte Magento e soluções para e-commerce, a empresa Blumenauense acredita que o perfil jovem e determinado de seus colaboradores é um dos pilares para o sucesso e aposta alto na contratação, qualificação e formação de Gen Zers.