Vendas no e-commerce para Dia dos Namorados 2019

Junho foi o mês do amor, época de aproveitar cada momento e presentear aquela pessoa especial no dia 12. Época especial para o comércio também, que após o Dia das Mães tem outra data de expressão comemorativa como oportunidade de movimentar as vendas. Além das lojas físicas o e-commerce tem a sua participação nas vendas para esse dia.

Você sabe como surgiu essa data tão especial? E porque na Europa e América do Norte é comemorado no mês de fevereiro? Confira a seguir uma pequena descrição do motivo da criação da data mais romântica do ano. 

Em países da Europa e América do Norte o dia dos namorados é comemorado em 14 de fevereiro e se chama Valentine’s Day. A história conta que durante o reinado do Imperador Claudio II, ele proibiu os casamentos pois acreditava que os soldados que eram solteiros lutavam melhor. Porém o Bispo Valentim continuou realizando os casamentos de forma escondida, quando descoberto foi preso e condenado à morte. No período em que estava preso conheceu a filha de um carcereiro, por quem se apaixonou. No dia da sua morte, 14 de fevereiro, Valentim deixou uma carta de despedidas para ela com a seguinte assinatura: ‘‘De seu Valentim’’.

E com isso surgiu a prática de enviar cartas, e futuramente presentes, para a pessoa amada.

No Brasil a data é mais voltada para a economia do que para o romance em si. Criada em 1948 com finalidade comercial para alavancar as vendas no mês de junho, que após o Dia das Mães em maio, não possuía nenhuma data de grande relevância para o comércio até o Dia dos Pais ou Dia das Crianças.

Porém, a data não foi escolhida por acaso. No dia 13 de junho é comemorado o dia de Santo Antônio, conhecido como Santo Casamenteiro por atender as preces de quem deseja encontrar o seu grande amor.  

A data é comemorada até os dias de hoje. Para o e-commerce as vendas desse ano tiveram um faturamento relevante, em comparação com o ano passado, segundo pesquisas realizadas pela Ebit | Nielsen. Veja a seguir as categorias que mais tiveram vendas nesse Dia dos Namorados:

  • Perfumaria & cosméticos (19,9%);
  • moda & acessórios (18,2%);
  • casa & decoração (10,3%);
  • eletrodomésticos (9,4%); 
  • informática (5,9%);
  • telefonia & celulares (4,8%);
  • esporte & Lazer (4,1%);
  • alimentos & Bebidas (3,8%);
  • eletrônicos (3,2%);
  • livros (3,1%).

Mesmo uma pequena lembrancinha gera retorno para o comércio nas datas comemorativas e para o e-commerce não seria diferente. Realizar compras online é uma opção que muitos clientes procuram para adquirir presentes nas datas especiais. Com organização e planejamento dos clientes e da loja, as encomendas são entregues no prazo para o grande dia.
Agora é a hora de começar a preparar a sua loja virtual para as próximas datas comemorativas. O Dia dos Pais em agosto, Dia das Crianças em outubro e a esperada Black Friday em novembro. Para isso, conte com a Trezo para realizar os ajustes na sua plataforma Magento e você aproveitar as suas vendas com tranquilidade. Fale com um de nossos especialistas pelo e-mail [email protected].

Texto escrito por: Keyla Camila Kasburg